segunda-feira, 11 de junho de 2012

Histórias em Quadrinho

A finalização do projeto historias em quadrinhos foi muito significativa para a turma do 3º ano . Utilizamos várias etapas para chegarmos a criação da história de cada aluno.As etapas foram:
- PersonagensSão eles que conduzem os enredos. Os personagens têm vontades, dramas, conflitos, ironias. É por meio de suas falas e ações que as histórias são contadas.
- BalõesCriados especificamente para as histórias em quadrinhos (HQs), os balões possuem vários tipos, sendo os principais: de fala, de pensamento de ira,de berro, de sussurro. Neles são escritos os pensamentos e as falas dos personagens. O desenho deles é bem variado, mas em geral os de fala possuem um "rabinho" em direção ao personagem falante.
- CenáriosÉ nos cenários que as ações dos personagens acontecem. Há dois tipos de cenários, os internos (dentro de residências e outros prédios) e os externos (a rua, o espaço sideral, o céu)
- Onomatopéias
São palavras ou junções de palavras que imitam a voz de animais ou ruídos de objetos.
Ex: BUUM!!! (explosão), CRI_CRI!! (grilo), TOC-TOC! (batendo à porta), TIC-TAC! (bater do relógio). Embora sejam outro elemento exclusivo da linguagem das HQs, as onomatopéias são passíveis de criação livre

- Quadros
Eles delimitam o enquadramento das cenas de uma HQ. Podem ser variáveis em tamanho e formato, de acordo com a necesidade da cena a ser desenhada.

PLANO DE AULA

OBJETIVO Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem , produzir uma história em quadrinho que permita aos alunos criarem e vivenciarem, com textos e desenhos, este momento singular da História.

ATIVIDADE Este plano de aula poderá abranger de forma interdisciplinar as áreas de Artes (para a pesquisa iconográfica e os conceitos de histórias em quadrinhos), Língua Portuguesa (para a construção de narrativa, diálogos e revisão de texto) e História.



O PAPEL DO EDUCADOR
O papel do professor nessa tarefa é colaborar com os estudantes no sentido de Incentivá-los a integrar, de forma interdisciplinar, seus conhecimentos e emoções,
para que se percebam capazes de representar a nossa história por meio das histórias em quadrinhos.



DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento ocorreu de forma significativa e prazerosa, visto que os alunos estão empolgados e envolvidos com o tema sugerido , festa junina. já agendamos para a próxima aula (na nossa escola ocorre quinzenalmente) .





Nenhum comentário:

Postar um comentário