segunda-feira, 18 de junho de 2012

Desafios do Século XXI


O  que é ser professor no século XXI? Essa é uma pergunta para a qual não há resposta fácil. Mas uma coisa é certa, o nosso tempo, caracterizado por mudanças constantes e velozes, traz desafios para o professor e o estimula a repensar continuamente sua prática.



 
Segundo Pedro Demo 

O professor tem que criar seu próprio mecanismo, estratégias de acordo com o conhecimento de mundo dos aprendizes e cuidar para que eles aprendam – isso é lecionar...

 O professor do século XXI deve estar preocupado com seu aluno e, muito mais do que ensinar conteúdos,(...) cuidar que o aluno aprenda”.. 

Cabe ao professor mediar e orientar quais os espaços e ambientes adequados para tal. Assim, o aluno estará aprendendo e construindo e o professor, mediando e zelando pelo que ele está aprendendo e de que forma ele está aprendendo.Deste modo, progressivamente, o professor será co-autor do material que leva aos alunos através das metodologias adotadas, podendo de acordo com Demo  “se colocar a altura da criança, e, colocar a escola à altura desta.

Para tanto, precisamos mudar nossa concepção de “ensinar”.  Por que então não mesclar e incrementar nosso fazer pedagógico interdisciplinarmente utilizando as tecnologias e ofertando ao aluno aquilo que ele precisa aprender da maneira que ele quer aprender...









Nenhum comentário:

Postar um comentário