terça-feira, 22 de maio de 2012
Trabalho em Grupo
O trabalho em grupo foi uma iniciativa de todos os alunos que estão muito envolvidos com as histórias em quadrinho(...)
O trabalho em grupo facilita a participação e a compreensão das diversas formas de aprendizagem.
O projeto em grupo favorece a troca de experiencias, a participação e a interação entre os alunos.
Estas atividades permitem diversas formas de participação: diretiva do professor, exposição e discussão por parte das crianças, montagem e exposição dos cartazes (...)
Área Urbana e Área Rural
]
Nossa aula de hoje foi muito envolvente.Como estamos envolvidos com as histórias da Turma da Mônica, assistimos dois videos .Chico Bento vai ao shopping e Chico Bento na Roça é diferente.
http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
http://www.youtube.com/watch?v=OVEcurSXd2s
Leituras complementares :O Rato do Campo e o Rato da Cidade
Livro de história terceiro ano (Mundo para Todos)O campo e a cidade
Nossa aula de hoje foi muito envolvente.Como estamos envolvidos com as histórias da Turma da Mônica, assistimos dois videos .Chico Bento vai ao shopping e Chico Bento na Roça é diferente.
http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0
http://www.youtube.com/watch?v=OVEcurSXd2s
Leituras complementares :O Rato do Campo e o Rato da Cidade
Livro de história terceiro ano (Mundo para Todos)O campo e a cidade
quinta-feira, 17 de maio de 2012
Sala Informatizada
A sala informatizada exerce um papel fundamental na unidade escolar como meio de interação entre as aulas e o mundo virtual (internet).
A turma do 3º ano
C está realizando o Projeto História em quadrinhos (de Mauricio de
Sousa) Mônica e sua Turma.
Desenvolvemos o
projeto em sala de aula e estamos aplicando na sala
informatizada. A atividade desenvolvida está despertando o
gosto pela leitura e o interesse pelos personagens, pelos gibis.
Os alunos
receberam um personagem para pesquisa no site. Foi um momento
diferenciado e prazeroso.
terça-feira, 15 de maio de 2012
SACOLA LITERÁRIA
Fazem parte desse "Kit Literário" Uma sacola, uma pasta e um caderno de registro", funciona no estilo da Mala Viajante, cada aluno leva para sua casa e vivencia com sua família.Nossa turma sugeriu então um livro das histórias em quadrinho, desenvolvido a fim de possibilitar aos pais e alunos o contato com livros de forma lúdica, estimulando a leitura em família.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
PROJETO HISTÓRIA EM QUADRINHOS
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM A TURMA DO TERCEIRO ANO DA ESCOLA
MUNICIPAL RUBEN ROBERTO SCHIMIDLIN
Através do Video da Turma da Mônica , iniciamos as atividades em sala de aula com a seguinte pergunta : Alunos, quem gosta dos gibis da Turma da Mônica?! Então iremos viajar no Fantástico Mundo encantado das Histórias em Quadrinho da turma da Mônica.Durante várias semanas realizamos Leitura das histórias em quadrinho da Turma da Mônica, e a partir do conhecimento dos personagens começamos a trabalhar tipos de balões, caracterização de cada personagem, escrita de diálogo e outros.
Desenvolvimento:
- Fazer levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre esse gênero textual.
- Introduzir o assunto fazendo leitura de várias tirinhas ( Maurício de Sousa) para ampliar o repertório.
- Em sala de aula, apresentar slides no projetor de mídia com vários tipos de balões, os recursos utilizados para representar os sons (onomatopeias) e movimentos, confrontando-os com as citações dos alunos.
- Nas atividades, os alunos irão escrever em balões para representar o pensamento, a raiva e balões com mais de uma fala (diálogo) de acordo com a imagem, cenário, utilizando onomatopeias (se necessário) para sistematizar esse conhecimento.
- Em sala de aula irão estruturar textos (piadas) que estão sem parágrafos e sem pontuação, identificando voz de narrador e personagens e com os textos organizados irão desenvolver tirinhas no programa da Máquina de Quadrinhos, do Maurício de Sousa, inserindo personagens, cenário, balões da falas e pensamento, utilizando onomatopeias e recurso de movimento.
1ª Aula Leitura: Alunos, quem gosta dos gibis da Turma da Mônica?! E vocês já conhecem o Portal da Turma da Mônica, na internet? Na aula de hoje iremos realizar a leitura de diversas tirinhas. Vamos acessar o portal e seguir a orientação da professora para a aula:
- Entrar no site da Turma da Mônica e explorar livremente:
ALGUMAS FOTOS DE ATIVIDADES REALIZADAS...
Atividades desenvolvidas em sala de aula
Na Semana das Mães desenvolvemos algumas atividades envolvendo o tema MÃES .Descobrimos uma fantástica história da turma da Mônica
http://www.monica.com.br/historias-antologicas/maes2/welcome.htm História da Mônica
http://www.youtube.com/watch?v=ynGpswYI1os video dia das mães
http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY Musical dia das mães
h
http://www.youtube.com/watch?v=ynGpswYI1os video dia das mães
http://www.youtube.com/watch?v=XXTzGZNGMLY Musical dia das mães
h
A) O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” foi retirado de que tipo de portador textual?
B) Nos jornais aparecem vários tipos de textos: notícias, reportagens, anúncios, artigos e outros. O texto “Saiba como surgiram alguns personagens” é do tipo:
( ) notícia ( ) reportagem ( ) anúncio
C) Os textos de jornais são escritos em colunas. Observe e assinale em, quantas colunas o texto lido está organizado:
( ) 1 ( ) 2 ( ) 3 ( ) 4
D) Sobre quais personagens o texto informa?
E) Qual é a personagem da turma que se defende com um coelhinho?
F) Qual é o nome do personagem que detesta tomar banho?
G) Que personagem tem um enorme apetite?
H) Qual o personagem que tem nome de um alimento e possui apenas 5 fios de cabelo?
I) Do que Mônica não gosta de ser chamada?
J) Você já recebeu algum apelido de que não gostou, que o entristeceu?
Conhecendo os personagens da Turma da Mônica:
http://www.monica.com.br/personag/t-monica.htm Monica
http://www.monica.com.br/personag/t-chico.htm Chico Bento
3º.) Registrar o nome dos personagens, e escreva qual é de sua preferência?
sexta-feira, 11 de maio de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)